Anarquia aqui e agora e para sempre – Conversação Libertária | somaterapia / soma / terapia corporal anarquista / roberto freire / joão da mata

somaterapia / soma / terapia corporal anarquista / roberto freire / joão da mata-

Segundo José Maria Carvalho Ferreira, contrariamente à concepção de Éliséé Reclus que considerava a “anarquia como a mais expressão da ordem, sem coação e sem dominação”, a “anarquia é um caos auto-organizado sem deuses e sem amos. É e só poderá ser uma probabilidade não linear no espaço-tempo do universo”.

Esta concepção levada ao limite considera que o espaço-tempo comportamental de cada ser humano só atinge o máximo de liberdade, criatividade, amizade e amor se for realizado, na sua totalidade, através da sua especificidade autonômica e organizacional, prescindindo para o efeito de qualquer estrutura ou instituição religiosa, capitalista ou estatal. Neste sentido, a anarquia só poderá emergir a partir de uma pluralidade de auto-governos inscritos em comportamentos individuais contrastantes de mentes, psiques e corpos.”

José Maria Carvalho Ferreira possui graduação em Economia Política – Universite de Paris VIII (1974), graduação em Economia – Inst. Sup. de Ciências do Trabalho e da Empresa (1979), mestrado em Systèmes et Structures – Université de Paris X, Nanterre (1982) e doutorado em Sciences Economiques – Université de Paris X, Nanterre (1984). É professor titular do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Além das atividades acadêmicas, é um destacado militante do pensamento libertário internacional com presença marcante em Portugal e no Brasil.

Newsletter da Soma

assinar reset

Soma no Rio de Janeiro

Rua Maria Eugenia 215 /
Sala 201 /Humaita
+55 21 9 9871 3684 / +55 21 3268 4206
info@somaterapia.com.br

Soma em São Paulo

Rua Cardoso de Almeida 54 /
I° andar / Perdizes
+55 21 9 9871 3684 / +55 21 3268 4206
info@somaterapia.com.br

MANDAR UM EMAIL
Soma No Facebook