Somaterapia 9 — Wilhelm Reich e a psicologia política da Soma | somaterapia / soma / terapia corporal anarquista / roberto freire / joão da mata

somaterapia / soma / terapia corporal anarquista / roberto freire / joão da mata-

Neste filme, o somaterapeuta João da Mata faz uma síntese da obra de Wilhelm Reich (1897-1957), ex-psicanalista que rompeu com Freud e sua psicanálise para sugerir um novo campo de pesquisa na psicologia, que inclui o corpo e o estudo das práticas de poder nos diferentes pontos da malha social e sua implicação no comportamento das pessoas.

Consideramos a obra de Wilhelm Reich a principal referência teórica para a Soma. Como uma espécie de espinha dorsal, suas análises vão se articulando com as demais vertentes e pensamentos teóricos que adotamos, compondo um conjunto coerente e uno para a Soma.

Para Reich, assim como para nós na Soma, os conflitos emocionais resultam das práticas de poder na sociedade, afetando todo o corpo e não apenas na mente como acreditava a Psicanálise. Com isso, Reich inaugura na psicologia uma nova e importante vertente clínica, na qual o corpo passa a ser utilizado como diagnóstico (através da leitura corporal) e local da ação terapêutica (através dos exercícios corporais). Defendeu ainda que não existe separação entre mente e corpo que transitam nos contextos sociais, familiares, profissionais e relacionais.

Newsletter da Soma

assinar reset

Soma no Rio de Janeiro

Rua Maria Eugenia 215 /
Sala 201 /Humaita
+55 21 9 9871 3684 / +55 21 3268 4206
info@somaterapia.com.br

Soma em São Paulo

Rua Cardoso de Almeida 54 /
I° andar / Perdizes
+55 21 9 9871 3684 / +55 21 3268 4206
info@somaterapia.com.br

MANDAR UM EMAIL
Soma No Facebook